Parte 2
Arquitetos apostam nas texturas, acabamentos, cores e padrões diferenciados das rochas para ornamentar o coração da casa brasileira
Na última edição da Casacor – realizada em diversas cidades do país – as rochas naturais ganharam protagonismo em vários ambientes. Nas cozinhas, consideradas o coração da casa brasileira, elas apareceram de diversas formas e acabamentos.
Combinadas com madeira, concreto e metais, as rochas tradicionais ganharam novas roupagens e as exóticas mostraram personalidade.
Na seleção abaixo você confere cinco cozinhas da Casacor, ornamentadas com rochas naturais, que mostram as tendências do momento e servem de inspiração para outros projetos.
1 – Loft Italiano – Larissa Villaschi
(Casacor Espírito Santo)
As rochas naturais aparecem em vários ambientes no loft projetado pela arquiteta Larissa Villaschi, que celebra a influência da colonização italiana no Espírito Santo, com muita sofisticação e bom gosto.
Na cozinha do ambiente o quartzito Explosion Blue, rico em cores e movimentos sinuosos, ganha destaque. Os detalhes da pedra foram valorizados pela paginação em livro aberto, que mostra o casamento perfeito dos veios esculpidos pela natureza.
O material exótico foi usado nas bancadas da cozinha e na ilha, com acabamento ripado em um dos lados, revelando a versatilidade do quartzito extraído no Brasil.
2 – Casa Cucina – Karolinna Venturi
(Casacor Paraná 2023)
O coração da casa dos brasileiros, a cozinha, ganhou personalidade no projeto da arquiteta Karolinna Venturi. Com vibes do estilo industrial, cores fortes e vibrantes no mobiliário, o espaço é moderno e sofisticado.
O ponto central do ambiente é uma grande ilha com tampo listrado, em um belo trabalho de marchetaria, com a sobreposição de dois tipos de rochas naturais: o mármore branco Monte Vitta PR combinado ao granito Preto São Gabriel.
A paginação, que é comumente usada em pisos, chamou atenção no tampo da ilha, mostrando que a criatividade, aliada ao uso de materiais de qualidade, pode surpreender.
3 – Sergio Palmeira Studio – Loft do jovem casal
(Casacor Espírito Santo 2023)
O granito capixaba Branco Siena é o destaque do loft projetado pelo arquiteto Sergio Palmeira. Aliado a iluminação especial, paisagismo e uma marcenaria planejada em tons mais escuros, o material ganhou personalidade.
Além de ser aplicada nos pisos paginados, nas paredes do banheiro e nas bordas da piscina, a pedra foi utilizada nas bancadas e na coifa da cozinha, em um décor que equilibrou perfeitamente os tons claros da rocha com a madeira escura e elegante.
O granito, que é bem tradicional no mercado de rochas naturais, ornamentou a ilha com um recorte diferenciado e um acabamento texturizado para chamar atenção dos visitantes. Inspiração de um espaço moderno que exala qualidade de vida.
4- Studio Urbano – Thainá Santi Roni
Casacor Espírito Santo 2023
A arquiteta Thainá Santi criou para Casacor um ambiente elegante, aconchegante, cheio de memórias afetivas e que exala arte em todos os cantos. As rochas naturais aparecem no espaço em vários detalhes pontuais, complementando o décor com sofisticação e modernidade.
Destaque para a ilha central e para a bancada da cozinha no quartzito Luise Blue escovado. A pedra em tons de verde, branco e dourado contrasta com as cores do restante do ambiente e chama atenção pela beleza única dos veios e movimentos.
O espaço ainda conta com diversas peças, produzidas em rochas naturais, assinadas pela designer Natália Scarpati, como o espelho da linha Orbe, luminária Narciso em quartizito Vitória Régia, espelhos da linha Virtus e outros.
5- Gourmet Opponere – Bia Kestering
Casacor Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023
A arquiteta Bia Kestering, estreante na Casacor Santa Catarina, foi a responsável pelo ambiente Gourmet Opponere, espaço que encantou os visitantes da mostra por equilibrar características opostas de forma elegante e surpreendente.
O tradicional Bege Bahia, também conhecido como ‘travertino nacional’, foi a escolha da arquiteta para o revestimento da ilha.
Com recorte diferenciado e acabamento escovado, a peça – que tem um aspecto mais rústico – entra em contraste com os metais da coifa e dos eletrodomésticos, mas tudo na medida certa, com elegância, sofisticação e harmonia.