De beleza indiscutível, o quartzito Botanic Green é reconhecido por sua alta resistência e durabilidade, associadas a uma baixíssima taxa de porosidade e de absorção de água.
Segundo pesquisas da Pettrus Mineração, empresa que extrai e comercializa a rocha, há indícios de que a pedra era parte do fundo do mar há 2,5 bilhões de anos, antes de se transformar na região de sertão onde é atualmente extraída.
A região onde a jazida é localizada, no interior da Bahia, é conhecida por abrigar uma grande área de extração de esmeraldas, sendo comum encontrar fragmentos dessas pedras preciosas nas chapas do Botanic Green.
Além de extremamente elegante e sofisticado, o material é versátil e aceita diversos acabamentos, como polido, levigado, escovado, flameado e jateado.
Amplamente utilizado em projetos no Brasil, como piscinas, revestimentos de áreas de trabalho, pisos, paredes, tampos de mesa e painéis decorativos, o Botanic Green também desfruta de sucesso internacional, sendo exportado para países da Europa, Ásia e Estados Unidos.