Espaço dentro da feira voltado para o bate-papo e diálogo sobre o setor reuniu profissionais de diversas áreas
Além de ser um dos principais eventos de rochas ornamentais das Américas e um espaço importante para compra e venda de materiais naturais, a Vitoria Stone Fair tem se transformado, a cada ano, em um ambiente de troca de informações e conteúdos sobre o segmento com a realização da Arena Stone Summit.
O evento, que acontece dentro da feira, em meio ao vai e vem de milhares de visitantes, ganhou protagonismo nos últimos anos, com debates e diálogos sobre temas relevantes do setor.
Mais do que palestras, a arena leva ao público temas atuais do segmento, com trocas de experiências e instigando as pessoas a pensarem o mercado fora de suas bolhas.
O espaço teve ainda mais visibilidade, nas últimas edições, com a presença da Casa Vogue – principal publicação sobre arquitetura e design do país.
Durante a última feira, realizada no final de janeiro de 2024, profissionais da mineração, arquitetura, design, construção civil, imprensa, geólogos, engenheiros e estudantes puderam conhecer um pouco mais do mundo de possibilidades do setor, a partir do relato de grandes nomes da arquitetura nacional e empresários do segmento que participaram das conversas.
Comandada pelo diretor de conteúdo da Casa Vogue, Guilherme Amorozo, a arena contou com discussões sobre tendências, sustentabilidade, tecnologias, cases de sucesso, inovações, além de exemplos da valorização das rochas brasileiras no Brasil e no exterior.
Destaques da Arena 2024
Entre os talks mais badalados da última edição da Arena Stone Summit está o case Cidade Matarazzo – complexo que conta com edifícios históricos, hotel de luxo, centro cultural, polo de moda e gastronomia no coração de São Paulo.
Uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, Miriam Addor, esteve no evento e falou sobre o processo de valorização das rochas brasileiras no espaço, que conta com dezenas de exemplares de rochas brasileiras. Apenas no Hotel Rosewood são mais de 30 mil m² de pedras ornamentais originais do Brasil.
Outro momento de destaque da arena neste ano foi o bate-papo sobre sustentabilidade e bem-estar, que contou com a presença do designer Lucas Recchia e da diretora de marketing do Grupo Corcovado Brasigran Renata Malenza.
Os profissionais falaram sobre a parceria do designer com a Brasigran Home — braço do Grupo Corcovado Brasigran que produz objetos e mobiliários em rochas naturais. Lucas é um dos responsáveis por produzir peças com sobras de rochas nobres, transformando os resíduos em peças de alto valor agregado.
A arena ainda contou com conversas sobre a utilização das rochas em projetos de luxo, pesquisa exclusiva sobre a opinião dos compradores internacionais sobre o setor; o imaginário criativo através das rochas naturais com o arquiteto e designer Leo Shehtman e Schelbe Veghini, Diretor da Cajugram, além de um bate-papo especial sobre a Amazonita, rocha queridinha da Tiffany & Co., joalheria que escolheu o material brasileiro para ornar suas principais lojas no exterior.
O diálogo foi um momento inspirador e instigante, que levou o público a refletir sobre as alternativas de se trabalhar com materiais que estão sem uso nas empresas.