O quartzito Azul Macaúbas é uma rocha natural brasileira valorizada em todo mercado internacional. Marcada por tonalidades intensas de azul e caracterizada por veios que variam entre claros e escuros, este material é considerado um dos mais belos e tradicionais do segmento de rochas ornamentais.
Além da beleza, o Azul Macaúbas também se destaca por sua composição dura, resultado de sua elevada concentração de quartzo, que chega a ultrapassar os 80%. É também uma rocha que possui baixa absorção de água e alta resistência à compressão e flexão.
A principal jazida deste quartzito estende-se por 25 km, em uma região situada entre os municípios de Macaúbas e Boquira, no estado da Bahia. A extração é realizada em maciços rochosos utilizando equipamentos de fio diamantado e deslocamento das bancadas com colchões de pressão.
Devido às suas características petrográficas, o Azul Macaúbas é bastante versátil, podendo ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. É uma rocha compatível com diversos tipos de acabamentos. Quando polido, o material chama ainda mais atenção, pois fica com aparência semelhante a de pedras preciosas, permitindo sua aplicação até mesmo em joias.
Há exemplos de inúmeras construções pelo mundo que utilizam o quartzito Azul Macaúbas, entre elas, a sede da NORD-LB em Magdeburg, na Alemanha, aparece em destaque. Neste projeto, foram utilizadas 275 toneladas de chapas da rocha brasileira.
Embora direcionado principalmente para o mercado externo, com destaque para Itália, Alemanha, Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Índia, nos últimos anos, especificadores brasileiros têm utilizado bastante o Azul Macaúbas em diferentes projetos residenciais, comerciais e até mesmo em piscinas.
>> Existe uma única jazida no mundo de Azul Macaúbas que pertence há mais de trinta anos a GM Granitos e Mármores Ltda.