O Black Galápagos é um xisto escuro, predominantemente preto com nuances azuladas, de extrema elegância e sofisticação. É um material exclusivo do Brasil, extraído na região Nordeste do país pela Mineração Santa Bárbara.
Notável por sua alta dureza, o Black Galápagos é uma rocha que permite cortes em três posições. Dependendo do tipo de corte, a superfície do material ganha nuances impressionantes, como o realce do brilho da Pirita Dourada, presente em sua composição.
Além de ser duro e resistente, o material suporta uma variedade de acabamentos, como escovado, levigado, acetinado, apicoado e lustrado. É uma rocha que pode ser aplicada em diversos tipos de projetos, incluindo painéis decorativos, fachadas, bancadas e pisos.
A pedreira do xisto Black Galápagos fica em Pedra Preta (RN), localizada a 140 km do Porto de Natal, a 400 km do Porto de Pecém e a 435 km do Porto de Suape (PE). A área abrange 396,97 hectares, com uma produção mensal de cerca de 100 m3, mas com capacidade para alcançar até 250 m3 por mês.
Especificadores do Brasil e de todo o mundo têm manifestado interesse pelo material. Os blocos, geralmente, são exportados para países como Portugal e China, enquanto as chapas são destinadas ao mercado norte-americano.