Conhecido como um dos materiais mais rígidos e duráveis do segmento de rochas ornamentais, o Vermelho Capão Bonito possui uma absorção de água praticamente nula e está disponível no mercado desde 1968.
Esse granito brasileiro é amplamente utilizado em fachadas de diversos edifícios de todo o mundo, além de pavimentos de metrôs e aeroportos de alto tráfego, como o Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
O Vermelho Capão Bonito é um material homogêneo, com uma cor vermelha intensa predominante. Extraído de jazida única da Somibras, localizada na cidade de Capão Bonito, São Paulo. A jazida é extensa, com três frentes de pranchas de 20 metros de altura. A extração é realizada em maciço rochoso, empregando a mais alta tecnologia com fios diamantados e equipamentos de última geração.
Este granito pode receber uma variedade de acabamentos, como polido, escovado, flameado, jateado, anticato e acetinado. Além de ser aplicado em fachadas e pisos, destaca-se em pias de cozinha,banheiros e até mesmo em túmulos e monumentos históricos.
Além do Brasil, especificadores dos Estados Unidos, Emirados Árabes, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Espanha e de outros países fazem uso do granito Vermelho Capão Bonito.